© 2018 por CEDECINI.

  • Facebook - CEDECINI
  • Instagram - CEDECINI
FESTICINI
REGULAMENTO

1 - OBJETIVO

O FESTICINI – 3º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE tem como objetivo principal realizar um festival de cinema independente, buscando valorizar, incentivar e divulgar obras de pequenos e médios produtores, premiando a produção audiovisual nacional e internacional, estabelecer intercambio entre esses profissionais, abrir espaço para a divulgação de suas obras e incentivar novas produções.

2 - O EVENTO

O FESTICINI – 3º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INDEPENDENTE será realizado na cidade de Guararema, estado de São Paulo – Brasil, nos dias: 09, 10, 11, 15, 16, 17 e 18 DE NOVEMBRO DE 2018.

O FESTICINI poderá promover também, durante o período do festival, uma mostra paralela de cinema independente, não competitiva, na cidade, com os filmes que foram inscritos e não selecionados pela organização do festival.

3 - INSCRIÇÃO

Os trabalhos inscritos deverão ter sido finalizados entre 2013 e 2018, não existindo limite de títulos por realizador/produtor.

ATENÇÃO: As inscrições deverão ser obrigatoriamente realizadas através do site: www.festhome.com

ATENÇÃO: A ficha de inscrição feita no site do Festhome deverá ser devidamente preenchida, contendo o maior número de informações da obra, seus técnicos e artistas.  As premiações, assim como as indicações aos prêmios, serão baseadas nas informações contidas na ficha de inscrição. Veja atentamente a listas das 19 categorias; seu filme poderá concorrer em várias categorias.

ATENÇÃO: As inscrições serão somente gratuitas do dia: 14 até 23 de Agosto de 2018. (horário limite 23:59 do dia 22 de Agosto).

ATENÇÃO: A partir do dia 24 de Agosto será cobrada uma taxa de inscrição. Atenção aos valores para inscrições no Brasil e no exterior.

Inscrição por produções no Brasil - R$ 20,00 (Vinte Reais).

Inscrições por produções no exterior - U$ 10,00 (Dez Dólares).

Os filmes estrangeiros deverão ser obrigatoriamente legendados em Português (Brasil), caso contrário, estarão automaticamente desclassificados.

 

Podem concorrer:
a) Produções de longa-metragem (acima de 60 minutos)
b) Produções de média-metragem (acima de 20 até 60 minutos)
c) Produções de curta-metragem (até 20 minutos)

Obs: O tempo total da obra deve conter filme mais créditos

Os filmes selecionados podem concorrer em até 19 categorias.

ATENÇÃO: Os filmes que participaram de edições passadas do FESTICINI e que não foram premiados, podem se inscrever novamente e concorrer aos prêmios nas categorias acima.

As inscrições estarão abertas no período de 13 de Agosto de 2018 até 21 de Outubro de 2018. A ficha de inscrição poderá ser preenchida através do site: www.festhome.com .

ATENÇÃO: No ato da inscrição, os filmes deverão estar disponibilizados em alta resolução (para projeção) e devidamente legendados em Português-Brasil para que a banca possa avaliar a parte técnica e artística da obra, caso contrário, estarão desclassificados. Os organizadores não solicitarão ao candidato o reenvio do filme, caso a obra esteja em baixa resolução.

ATENÇÃO: A inscrição da obra, assim como todas as suas informações contidas na ficha de inscrição e a resolução do filme são de responsabilidades dos detentores da obra e/ou responsáveis, por tanto, se o filme sofrer qualquer tipo de observação que se opõe ao regulamento e que o leve a sua desclassificação, a organização e/ou qualquer pessoa envolvida na produção do evento, não reembolsará o valor da inscrição. Para isso, pedimos que envie corretamente a inscrição lendo atentamente as normas do regulamento do FESTICINI.

ATENÇÃO: O filme deverá estar disponível, para envio, na plataforma VÍMEO com senha e login.  Não se esqueça de mencionar na ficha de inscrição a senha e login da obra.

4- SELEÇÃO

A Organização do FESTICINI nomeará uma Comissão Julgadora com profissionais de diversos setores artísticos e culturais.

Os indicados serão conhecidos a partir do dia 26 de Outubro de 2018.

Os vencedores serão conhecidos no dia 18 de Novembro de 2018, em noite de Premiação.

 

5 - PARCERIA

Em parceria com a DZ.7 Realizações Artísticas e Culturais; detentora dos direitos do FESTICINI – Festival Internacional de Cinema Independente, o CEDECINI – Centro de Estudo e Desenvolvimento do Cinema Independente, estará disponibilizando o seu site: www.cedecini.org  para divulgar a lista dos indicados e as categorias que estarão concorrendo, assim como qualquer outra informação do festival.

 

 

ATENÇÃO: Convidamos a todos os participantes do FESTICINI a se associarem gratuitamente ao CEDECINI – Centro de Estudo e Desenvolvimento do Cinema Independente, para estarem em contato direto com futuros eventos direcionados ao audiovisual independente e informações do FESTICINI. Poderão se associar ao CEDECINI qualquer pessoa física ou jurídica, além de artistas e técnicos. Acesse o site: www.cedecini.org.

Será realizada uma pré–seleção dos filmes participantes indicados e suas categorias, que serão divulgados posteriormente no site do CEDECINI: www.cedecini.org.

6 - COMISSÃO JULGADORA (JURI)

O Jurí será constituído por 5 membros, nomeados pelos organizadores do festival e formado por profissionais que não estejam ligados, de qualquer modo aos trabalhos inscritos.

ATENÇÃO: A decisão da Comissão é soberana e não submetida a recursos.

7 - CATEGORIAS

Os filmes selecionados concorrerão a 19 categorias abaixo relacionadas:

» Melhor Longa metragem
» Melhor Curta Ficção
» Melhor Documentário
» Melhor filme de Média Metragem

» Melhor filme de animação
» Melhor Ator
» Melhor Atriz
» Melhor Ator coadjuvante
» Melhor Atriz coadjuvante
» Melhor Diretor
» Melhor Montagem
» Melhor Som
» Melhor Música Original
» Melhor Roteiro Original
» Melhor Roteiro Adaptado
» Melhor Fotografia

» Melhor Figurino

» Melhor Maquiagem

» Melhor Filme Ambiental - Prêmio Especial para filmes com temáticas ambientais

 

Observação: Os filmes selecionados poderão ser indicados a mais de uma categoria.

8- PRÊMIOS

Serão concedidos troféus especialmente confeccionados para o Festival.

Os vencedores das categorias acima serão contemplados com o troféu FESTICINI de Cinema Independente.

 

9 - DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES

Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de premiação do FESTICINI - 3º Festival Internacional de Cinema Independente, no dia 18 de Novembro de 2018, na cidade de Guararema-SP, no Centro Cultural de Vila de Luís Carlos.

Os realizadores e ou produtores dos filmes vencedores, se propõe a destacar os prêmios recebidos em todo material de imprensa, utilizando o Logotipo do Festival e destacando a frase: Premiado no FESTICINI –3º Festival Internacional de Cinema Independente.

O Logotipo de Festival deverá ser solicitado pelo e-mail: contato@festicini.com.br ou festicini@gmail.com

10 – DÚVIDAS ou INFORMAÇÕES

As dúvidas e ou qualquer tipo de informação relacionada ao festival, poderá ser solicitada através do e-mail: contato@festicini.com.br

11 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

» A organização do FESTICINI, poderá retirar a qualquer momento o filme inscrito que não cumpra este regulamento ou por quaisquer informações que não sejam verídicas, sendo de total responsabilidade do detentor de todos os direitos cabíveis pelo filme, todo o tipo de implicação Jurídica.

» Os trabalhos inscritos ficam automaticamente autorizados a serem exibidos como parte integrante da programação do FESTICINI, seja no evento principal, bem como em todas as mostras que possam ser realizadas e/ou em divulgações do FESTICINI.

» As obras audiovisuais inscritas (Filmes) ficam automaticamente autorizadas a serem exibidas na íntegra como parte integrante da programação do FESTICINI, seja no evento principal e/ou em mostras de cinema que poderão ser realizadas, posteriormente ao festival, durante 02 (Dois) anos, em qualquer localidade no território brasileiro, totalmente gratuitas, não gerando qualquer ônus, taxa ou qualquer cobrança oriunda à sua exibição para seus organizadores, patrocinadores, apoiadores público ou privado, assim como para qualquer pessoa que faça parte do evento, durante o prazo determinado neste parágrafo.

» Os participantes cedem, automaticamente, à organização do FESTICINI, os direitos de transmissão de extratos dos filmes selecionados, de até 3 minutos de duração, para divulgação da programação do evento em qualquer tipo de mídia audiovisual ou impressa e/ou em qualquer plataforma digital.

» A organização do FESTICINI, poderá solicitar posteriormente, materiais e informações complementares dos filmes inscritos.

» O responsável declara, no ato da inscrição, que o produtor da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição no FESTICINI e/ou na mostra paralela de cinema independente, não competitiva, na cidade e ou em outra localidade em território nacional.

» A inscrição será considerada uma declaração automática de autorização de exibição da obra selecionada e/ou não selecionada no FESTICINI – Festival Internacional de Cinema Independente e/ou em qualquer evento promovido pelo festival durante e posteriormente ao FESTICINI, em qualquer localidade no território nacional. A inscrição por si só, dá aos seus organizadores, total liberdade de exibição da obra, incluindo em sua programação, não gerando qualquer tipo de reclamação ou ação jurídica de qualquer natureza aos seus organizadores ou pessoa público, jurídica ou privada ligada ao festival.

» Os materiais utilizados no filme inscrito, incluindo a trilha sonora e/ou imagens de arquivo, não devem violar qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim, o responsável pela inscrição, em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, decorrente da exibição ou uso dos trabalhos.

» Quaisquer eventuais ações jurídicas que eventualmente possam ocorrer contra o FESTICINI – Festival Internacional de Cinema Independente, deverão ser dirimidas no Fórum da cidade de São Paulo-SP, por mais privilegiadas que sejam.

» O FESTICINI, seus PATROCINADORES, APOIADORES e ORGANIZADORES não se responsabilizarão pelo total teor da obra inscrita, cabendo esta responsabilidade ao detentor da obra em qualquer ocorrência jurídica.

» As obras inscritas não serão devolvidas, passando a fazer parte do acervo do FESTICINI e do CEDECINI – Centro de Estudo e Desenvolvimento do Cinema Independente. 

» Os filmes inscritos não podem ser retirados do FESTICINI, sob nenhuma hipótese e serão exibidos de acordo com a organização do Festival.

» O envio da ficha de inscrição pressupõe a aceitação incondicional da íntegra do presente Regulamento.

» Os casos omissos a este Regulamento serão dirimidos pela organização do FESTICINI.

Contato: contato@festicini.com.br